sábado, 11 de abril de 2009

Reflexão

Quando o Sonho vira pesadelo













Por: Marcos Moreira


O Que te faz pensar quando você lê o termo “Sonho”? A primeira impressão é dos sonhos que temos ao dormir, ou dos deliciosos sonhos de padaria recheados de doce enfarinhados com açúcar de confeiteiro? Mas ao escrever sobre sonhos não estou querendo discorrer de nenhum destes dois, mas sim dos Sonhos que são projetos, metas que alguns colocam na cabeça até que se concretizem.
O que nos faz sonhar que um dia viveremos melhores e em situações mais cômodas, se a cada dia que passa o mundo peregrina para um abismo sem fim e sem volta? (Pessimista eu? Nem um pouco, rs) Talvez seja o otimismo, afinal em dia como estes que estamos vivemos é complexo habitar sem esta perspectiva de um futuro mais aprazível.
Eu tenho múltiplos sonhos em mente, sonhos profissionais, financeiros, amorosos dentre outros que não encaixa nestas áreas (rs) aposto que você que está lendo isso também tem muitos sonhos talvez até mais do que eu, talvez você sonhe com o homem de sua vida, ou com o carro dos sonhos, ou aquela mansão, ou mesmo que seja algo menor como ser promovido no emprego, conquistar a tão cobiçada moça, etc etc etc. Os sonhos para existirem independem de raça, religião, classe social, caráter dentre outras colocações que especificam os seres humanos, o que é fato é que todos buscam ou almejam por algo.
Quando crianças sonhamos em nos tornar marmanjos para poder fazer coisas de adultos, e quando chegamos a esta idade percebemos que passamos pela melhor fase da vida e nem aproveitamos tanto, quando crianças os sonhos nesta época são mas fáceis de serem conquistados; o Sonho da primeira bicicleta, do primeiro dente, do desejado videogame, sonhos que as vezes dependem apenas dos nossos pais para serem realizados, quando tudo isso passa a realidade passa a ser outra, e compreendemos que ao tornamos adultos os nossos sonhos dependem exclusivamente de nós mesmos para que eles se realizem.
Os sonhos também não têm fim, assim que realizamos um, logo após já queremos algo melhor, ou seja, já confeccionamos outro sonho, que a assim que se realizar será substituído por outro e assim consecutivamente. Mas será que os sonhos na acarretam uma certa ilusão para nossa vida? Será que eles apenas não nos iludem? Porque quando sonhamos por algo “impossível” somos obrigados a padecer por algo que jamais irá acontecer, embora quem disse que não podemos sonhar com o impossível, ou extravagante demais? Talvez precisássemos de um manual sobre a vida ao chegarmos ao mundo e que tivesse neste um guia do que se pode ou não sonhar, para que não cometamos o deslize de passar a vida toda à procura de algo que jamais será realidade.


No entanto como dizem, sonhar não paga imposto (talvez a única coisa aqui no Brasil né? rs). Então vamos sonhar e pelejar para conseguirmos realizar estes tão sonhados sonhos ou ao menos nós aproximar deles.





M.M

Nenhum comentário:

Postar um comentário